Quem Somos
Evidentemente, ainda há uma enorme distância entre o que determina a Lei e a realidade Social do Brasil. Se nos últimos anos conquistamos avanços legais importantes como a Constituição Federal de 1988, a Declaração dos Direitos Humanos, o ECA, e o Estatuto do Idoso, entre outros, impõe-se agora a tarefa de fazer com que sejam respeitados, valorizados e incorporados à vida do Cidadão Brasileiro incluindo estrangeiros. Cidadania não deve ser algo abstrato, teórico e afastado da realidade do indivíduo. Cidadania é acima de tudo o direito à convivência, respeito mútuo, segurança, solidariedade, amizade, saúde, proteção, autoridade e liberdade. Trata-se de Direito a exercitar a democracia na sua essência.
Pensando deste modo, a AUFA desenvolve um novo olhar a cerca do mundo com ética e cuidado para com o próximo, com a comunidade e com o mundo. Promovendo entendimento sobre a realidade local e auxiliando a comunidade carente, órgãos públicos, parcerias privadas e outras ONGs sensibilizam sobre a necessidade de construir relações mais integradas e mutuamente colaborativas entre a família e a comunidade.
Portanto, desde agosto de 2004, a AUFA vem promovendo reflexões a ações que auxiliam a comunidade a desenvolver e manter estilos de vida saudável. Informar e promover reflexões sobre a qualidade de vida, cursos profissionalizantes, entre outras atividades de assistência a comunidade local é a missão da AUFA.